Olá meninas, aqui no Blog Papo de Menina Mulher você tem o seu espaço para falar do que gosta e tirar todas as suas dúvidas sobre o universo feminino, seja bem vinda ;)

domingo, 12 de agosto de 2012

O jeito como você briga com seu namorado diz muito sobre o relacionamento. Descubra o que se esconde nas entrelinhas dos bate-bocas.

 


Não importa se a briga começou por ciúme, uma resposta torta ou o filme que ele não quis ver com você. A maneira como um casal resolve suas diferenças - seja na base da quebradeira, seja da choradeira, seja do silêncio - fala mais sobre o namoro que os motivos que levaram ao desentendimento.
Discussões em que os dois são capazes de ouvir com paciência e explicar o que sentem são ótimas para o amadurecimento da relação. Se você e seu namorado ainda não chegaram lá, entenda ao menos o que os quebra-paus mais típicos querem dizer.

Briga Muda

É um jogo de adivinha. Ninguém diz com o quê está chateado. Ele fica quieto e só faz cara feia. Ela senta num canto, cruza os braços arma um bico.

O que isso mostra?

Que o namoro é tratado como uma relação infantil. "Essas atitudes revelam um comportamento de birra", diz a psicóloga e terapeuta de casais Heloisa Schauff. A intenção pode ser poupar, mas desgasta a relação ao adiar a solução dos problemas. "As questões não são resolvidas, e sim abafadas."

Briga Violenta

É a preferida dos descontrolados. Começa com um levantando a voz para o outro e de repente o casal está gritando, se ofendendo, batendo forte na mesa... Se bobear, objetos voam contra a parede!

O que isso mostra?

Que vocês já perderam o respeito um pelo outro. "O casal não se preocupa mais em explicar seus argumentos", diz Heloisa. Isso abre espaço para ofensas, agressões verbais e até manifestações físicas do descontrole. "Conflitos assim não trazem nada de positivo ou produtivo ao casal."

Briga Irônica

As reclamações vêm acompanhadas de uma frase sarcástica ou uma ironia bem sacada. Piadinhas e comentários são feitos na medida para alfinetar o outro.

O que isso mostra?

Que há um problema de comunicação entre os dois. Esses casais usam as provocações como meio de tentar fazer o parceiro sentir na pele a frustração. "A pessoa adota o ataque para desestabilizar o outro e fazê-lo entrar na briga", completa Mattos.

Briga Genérica

São aquelas briguinhas rápidas que não provocam muita exaltação, mas deixam o dia azedo. Elas servem de oportunidade para descarregar toda a mágoa acumulada na relação, onde qualquer faísca é pretexto para jogar na cara do outro coisas chatas que às vezes aconteceram lá no começo do namoro.

O que isso mostra?

As mágoas comandam o relacionamento. "Essa atitude esconde o rancor que situações mal resolvidas do passado trouxeram para os dois, o que deixa o namoro mais tenso e menos espontâneo", afirma Heloisa. Mesmo que tenha rolado um perdão anterior, a atitude de jogar na cara um fato antigo mostra que a página não foi virada. As desculpas, muito provavelmente, foram da boca para fora.

Briga de Um Só

Quando um não quer, dois não brigam? Nem sempre. É bem comum a situação em que um fala, fala e o outro fica quieto, sem reação... e depois repete as mesmas atitudes que causaram a briga.

O que isso mostra?

Ou ele não liga para seu incômodo ou você vê problemas demais. "Essa reação mostra que ele não sabe como entrar na discussão, não se importa com ela ou não quer esticar o assunto", comenta Heloisa. Seja como for, não dizer nada nunca em uma briga é sinal de desprezo.

Briga Dramática

Os ingredientes principais, nesse caso, são o chororô, a gesticulação exagerada e o volume alto de voz. Normalmente termina com alguém batendo a porta e o outro indo atrás, aos prantos, desculpando-se e fazendo juras de amor.

O que isso mostra?

Carência afetiva e insegurança. A atitude é reflexo da falta de capacidade e de seriedade para lidar com a situação de conflito usando argumentos sólidos - em vez de usar a chantagem emocional. "A discussão vira um espetáculo e se transforma em estratégia inconsciente para garantir mais atenção, valorização e carinho do parceiro", explica o psicoterapeuta Alexandre Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário